Cinema Brasileiro no Canada (Toronto & Montreal)

From a media release - in Portuguese:

Brazil Film Fest
CINEMA BRASILEIRO NO CANADÁ

uma noite em 67, besouro, elvis & madona, diário de uma crise,
salve geral, dzi croquettes, olhos azuis
terra vermelha, beyond ipanema, contador de histórias
+
apresentação especial de Zélia Duncan (Toronto)

Toronto - de 21 a 24 de outubro
Montreal - de 26 de novembro a 2 de dezembro

A quarta edição do Brasil Film Fest vai levar 10 filmes brasileiros ao Canadá -  4 dias em Toronto, com 8 filmes e um show especial de Zélia Duncan e uma semana em Montreal, com exibição de 10 longas.

Sucessos de crítica e público, premiados e inéditos comercialmente no Brasil formam a seleção, focando música, capoeira, comédia, romance e outros temas:

São filmes que sob algum aspecto retratam a cultura brasileira: desde a história do lendário capoeirista Besouro, no Recôncavo Bahiano, passando pela conflituosa relação do índio com fazendeiros de Mato Grosso, em Terra Vermelha*; pela ótica ‘estrangeira’ de Sandra Kogut em Nova York, sobre os americanos diante da crise econômica, em Diário de uma Crise; pelo preconceito contra imigrantes em Olhos Azuis; pela inusitada comédia romântica gls Elvis & Madona; pelo relato do menino de rua que se transformou em um Contador de Histórias*; pela criminalidade urbana em Salve Geral;  pelo curioso Beyond Ipanema, sobre o ciclo de redescobrimento da música brasileira no mercado internacional; até Uma Noite em 67, um registro histórico do início da carreira de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, Chico Buarque e outros; e Dzi Croquettes, sobre o grupo de bailarinos que mudou não só os rumos da dança como os de uma geração.

O Festival conta com a presença das diretoras Sandra Kogut (Diário de uma Crise) e Tatiana Issa (Dzi Croquettes) para apresentar seus filmes e conversar com o público.

Em Toronto, um show especial da cantora e compositora Zélia Duncan encerra o Festival, no The Royal. A cantora se apresenta pela primeira vez no Canadá, terra de uma de suas grandes influências, Joni Mitchell. No espetáculo é acompanhada dos músicos Jadna Zimmermann (percussão) e Webster dos Santos (guitarra) e no repertório, parte de seu novo trabalho, Pelo Sabor do Gesto e outras canções.

‘ Pelo quarto ano consecutivo, o Festival vai proporcionar ao público canadense as mais recentes produções brasileiras e dos mais diversos estilos. Este ano temos o privilégio de exibir 8 filmes inéditos em Toronto, contar com a participação das cineastas Sandra Kogut (Diário de uma Crise) e Tatiana Issa (Dzi Croquettes), e o prazer de levar a diversidade também na nossa música, com um show especial de Zélia Duncan.’ resume Kátia Adler, curadora e produtora do Festival.

*: exibição somente em montreal

TORONTO, de 21 a 24 de outubro, no The Royal

Ficção
1. Besouro, de João Daniel Tikhomiroff
2. Olhos Azuis, de José Joffily
3. Elvis & Madona, de Marcelo Laffitte
4. Salve Geral, de Sergio Rezende

Documentário
5. A Night in 67, de Renato Terra, Ricardo Calil
6. Beyond Ipanema, de Guto Barra, Béco Dranoff
7. Dzi Croquettes, de Tatiana Issa, Raphael Alvarez
8. Diário de uma Crise, de Sandra Kogut

MONTREAL - de 26 de novembro a 2 de dezembro, no Cinèma du Parc

Ficção
1. Salve Geral, de Sergio Rezende
2. Besouro, de João Daniel Tikhomiroff
3. Olhos Azuis, de José Joffily
4. Elvis & Madona, de Marcelo Laffitte
5. O contador de Histórias, de Luiz Villaça
6. Terra Vermelha, de Marco Bechis

Documentário
7. Beyond Ipanema, de: Guto Barra, Béco Dranoff
8. Dzi Croquettes, de: Tatiana Issa, Raphael Alvarez
9. Diário de uma crise, de Sandra Kogut
10. Uma noite em 67, de Renato Terra, Ricardo Calil

Em Montreal, o Festival vai apresentar a exposição Oferendas no Rio. Mistura de flores e alimentos, velas e  incensos, as oferendas são dispostas nos quatro cantos  da cidade do Rio, para agradecer ou rogar às entidades da Umbanda e do Candomblé - sincretismo brasileiro, mistura sutil de catolicismo, ritos indígenas e crenças africanas. As oferendas fazem parte do cotidiano e da paisagem brasileira. São símbolos de espiritualidade e fé, detalhes poéticos no meio da multidão. Sid Bond mostra seu olhar de fotógrafo sobre esta prática cativante da cultura brasileira.

Os Festivais de Toronto e Montreal são organizados pela Jangada Association, produtora também responsável pelo Festival do Cinema Brasileiro de Paris.

Patrocinio:
Consulado Geral do Brasil em Toronto
Toronto Film and Television Office
St. Mary's Cement
Vale
Bassett & Walker International
Mellohawk Logistics

Comments